Principais Doenças Refrativas
As doenças refrativas têm as suas causas que vão desde a variação no tamanho do globo ocular até problemas em estruturas como cristalino e córnea. Conheça as principais doenças refrativas e as características de cada uma delas.
Miopia
Em geral, as pessoas que são diagnosticadas com miopia têm dificuldade na sua visão para longe, isso se deve ao fato de que a convergência da imagem ocorre antes da retina. Isso acontece na pessoa, pois o seu olho míope é maior do que o normal ou em razão das córneas serem muito curvas.
A miopia é uma doença que se transmite geneticamente e geralmente ela é descoberta entre os 8 e 12 anos de idade, na adolescência geralmente a doença tende a piorar, já que o olho acompanha o crescimento corporal. O problema então tende a estabilizar a partir dos 20 até os 40 anos.
Algumas vezes dores de cabeça podem acompanhar a perda progressiva da qualidade visual, por isso, a qualquer sinal procure o oftalmologista. Dentre as opções de tratamento estão o uso de lentes divergentes, lentes de contato e cirurgias a laser.
Hipermetropia
Já na hipermetropia a dificuldade que se apresenta é a de enxergar os objetos que estão perto. Além desta dificuldade de ver objetos próximos ou ler, sintomas como dores de cabeça e cansaço visual também podem estar presentes nas pessoas que possuem hipermetropia.
Entre algumas formas de correção do problema da hipermetropia, estão: o uso de óculos com lentes convergentes, que direcionem a luz sobre a retina, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Após a consulta o oftalmologista vai indicar o melhor tratamento.
Astigmatismo
Visão borrada é a principal característica de uma pessoa que tem astigmatismo, que é um problema visual provocado pela alteração na curvatura da córnea ou do cristalino. Uma córnea normalmente tem forma arredondada, enquanto a córnea da pessoa com astigmatismo é ovalada. Ao passar por ela, a luz se espalha ao invés de se focar em um único ponto. O mesmo princípio serve para o cristalino, a lente do olho, responsável por focar a imagem.
O astigmatismo não pode ser prevenido e está relacionado a históricos familiares. Ele também pode vir acompanhado de outros problemas de visão, como a miopia, e é diagnosticado em exames de rotina realizado pelo oftalmologista. Os métodos de correção vão desde o uso de óculos e lentes de contato até cirurgias a laser.
Presbiopia
Conhecida como “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe. O uso de óculos ou lentes de contato são formas de correção da doença.