O que é teste de Cores? Teste de Ishihara

O teste de daltonismo Ishihara é um dos testes daltônicos mais comuns do mundo. O teste de Ishihara detecta principalmente o daltonismo vermelho-verde.

Existem 38 placas no teste cego de Ishihara, onde cada placa contém pontos de diferentes tamanhos e cores. Todos os pontos nas placas são organizados em padrões específicos para formar números ou figuras que as pessoas com visão normal de cores podem ver.

Pessoas com deficiência de cor não ser capaz de ver o número de figuras nessas placas coloridas. Alguma das placas de Ishihara são visíveis apenas para as pessoas que sofrem de deficiência visual de cores e são invisíveis para aqueles com visão de cores normal.

O teste de Ishihara padrão tem 36 placas coloridas, mas há mais teste de Ishihara com 10, 14 ou 24 placas.

Tipos de placas coloridas no teste de Ishihara

  • Placa de demonstração – A placa de demonstração é a primeira placa no teste de Ishihara com o número “12” e pode ser “16”. Esta placa de demonstração é vista por todos os indivíduos com visão de cores normal ou deficiente visão colorida. Ele é usado apenas para fins de demonstração e não é considerado na pontuação para fins de triagem.
  • Placas de transformação – Pessoas com visão de cores normal podem distinguir diferentes figuras ou números de pessoas que sofrem de defeitos de visão de cores.
  • Placas desaparecendo – Somente pessoas com visão de cores normal podem ver placas desaparecendo. ou seja, figuras ou números nas placas não podem ser vistos por pessoas com deficiência visual.
  • Placas de dígitos ocultas – As figuras e números nessas placas podem ser vistos apenas por pessoas com defeitos de visão de cores.
  • Placas de diagnóstico – essas placas ajudam a diagnosticar o tipo de protanopia do defeito da visão de cores (deficiência de vermelho) ou deuteranopia (deficiência de verde) e sua gravidade.