Estereofoto de papila óptica

A estereofoto de papila é realizada através de fotografia feitas com uma luz branca bastante intensa e permite observar se existem alterações no disco óptico ou papila. É um exame realizado com frequência por pacientes com hipertensão ocular, glaucoma, edema de papila, papiledema, neurite óptica, pseudopapiledema ou tumores da cabeça do nervo óptico. Este exame tem como objetivo principal a documentação e o auxílio diagnóstico de alterações de disco óptico, como forma, contorno, relevos, tamanho, coloração, sendo muito empregada em avaliação de pacientes com glaucoma e em neuroftalmologia.

Cirurgia de Catarata com implante de lente intraocular

O que é a Facectomia ou Cirurgia de Catarata?

A catarata, consiste na patologia em que o cristalino (lente natural do olho) encontra-se opacificado, o que prejudica muito a visão do paciente.

A Facectomia é um procedimento cirúrgico, que consiste em promover a retirada do cristalino opacificado, e o implante de uma lente intraocular, visando a cura definitiva da Catarata.

Existem vários tipos de lentes intraoculares e, se faz necessário, que o paciente decida, junto com seu médico, o tipo de lente intraocular mais adequado para o seu caso específico.

As Lentes Intraoculares podem ser dividas em:

Lentes Intraoculares Rígidas

Pelo fato das lentes não serem dobráveis, exigem uma incisão um pouco maior para o implante, com a necessidade de uma ou mais suturas para manter a vedação. O resultado final do implante de lentes intraoculares rígidas é altamente satisfatório.

Lentes Intraoculares Flexíveis (dobráveis)

Fabricadas em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, as Lentes Intraoculares Flexíveis (dobráveis) podem ser inseridas com um pequeno instrumento parecido com uma caneta que insere a lente através da borda da córnea (2mm) não sendo necessária uma ampliação da incisão.

Outra vantagem das lentes flexíveis, é possibilidade de corrigir ao mesmo tempo problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Dentre as lentes flexíveis, ainda existem diversos modelos, como por exemplo as lentes esféricas, asféricas, tóricas e multifocais. Somente o médico oftalmologista poderá avaliar qual a melhor indicação de lente para cada paciente.

Anel Intraestromal para Ceratocone

O ceratocone é uma doença ocular que acomete a córnea e faz com que a curvatura da mesma seja alterada, levando ao aparecimento de astigmatismo elevado, irregular e de difícil correção. Sua progressão resulta na diminuição acentuada da visão, e as formas de tratamento são definidas pela severidade e a baixa visual pela patologia.

Também conhecido como Anel de Ferrara ou Anel Corneano, o Anel Intraestromal é uma técnica de cirurgia para a correção do ceratocone, onde um material rígido de forma semicircular (PMMA) é implantado na camada estroma da córnea. E, realizado em centro cirúrgico e com anestesia local ou sedação leve, o procedimento é indicado para casos avançados, onde a correção com óculos ou lentes de contato especiais não é mais possível.

O objetivo do implante, comumente de polímero acrílico (inerte), é fazer com que a superfície anterior da córnea se torne mais plana, aproximando-se ao máximo de sua curvatura normal. Deste modo, há a correção da irregularidade corneana, diminuindo o astigmatismo e melhorando de forma mais eficiente a acuidade visual. Por fim, uma vez que se trata de um procedimento menos invasivo, o anel intracorneano apresenta um menor índice de complicações. Em caso de dúvidas, agende sua consulta com um oftalmologista!