O QUE É CATARATA?
Catarata é a perda da transparência do cristalino.
O QUE É CRISTALINO?
Qual sua importância
O cristalino é a lente natural do olho, ele é transparente e tem atuação na focalização da luz na retina, formando uma imagem nítida aos olhos.
Com o início da formação da catarata e perda da transparência do cristalino, ocorre o fenômeno de dispersão da luz, assim formando uma imagem fosca e sem nitidez para os olhos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS), a catarata é uma doença responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas.
Este tipo de cegueira é totalmente reversível através da Cirurgia de Catarata, permitindo assim a restauração da visão e melhoria considerável da qualidade de vida.
A causa mais frequente da doença de catarata é a chamada Catarata Senil.
COMO OCORRE A CATARATA?
Ela é ocasionada com o envelhecimento da lente natural do olho e acontece mais a partir dos 50 anos de idade.
AGRAVANTES:
Existem outros fatores que podem levar ao aparecimento mais precoce da catarata, como por exemplo, diabetes, hipertensão arterial, uso de corticoide, tabagismo, exposição excessiva ao sol, inflamações e traumas oculares.
O QUE A CATARATA CAUSA?
A doença catarata em sua fase inicial causa alterações na qualidade visual, especialmente durante à noite, com o ofuscamento, halos e perda do contraste das cores.
Comumente, são feitas mudanças na prescrição de óculos, sem melhora da visão. Com a evolução da catarata, ocorre baixa de visão tanto para longe quanto para perto, podendo levar por fim à cegueira.
QUAL O TRATAMENTO PARA A CATARATA?
O único tratamento para catarata é a cirurgia, com substituição do cristalino opaco por uma lente artificial, procedimento cirúrgico
de alta evolução tecnológica nos dias atuais, através da Facoemulsificação e implante de Lente Intraocular. A indicação da lente
que será implantada durante a cirurgia depende da avaliação oftalmológica pré-operatória óptica, levando-se em consideração as necessidades visuais do paciente relacionadas ao seu estilo de vida.
Com os constantes avanços tecnológicos das lentes intraoculares, atualmente é possível realizar a cirurgia de catarata com diferentes abordagens:
Lente Monofocal: Tem como principal objetivo a remoção da catarata e restituição da visão para longe, sendo necessário óculos para correção do grau remanescente.
Lente Multifocal: Além de remover a catarata, tem o objetivo de restituir a visão tanto para longe quanto para perto, não necessitando de óculos após a cirurgia na maioria dos casos.
A cirurgia de catarata é definitiva, ou seja, não existe o risco de a catarata voltar. A lente intraocular utilizada na cirurgia é obrigatória e permanente,
sem necessidade de ser trocada, sendo variável apenas o tipo de lente a ser implantada(monofocal ou multifocal).
Nos dias atuais, não é mais necessário esperar a catarata amadurecer. É aconselhável a intervenção cirúrgica logo após o diagnóstico, para redução dos riscos de complicações cirúrgicas e obtenção de uma recuperação visual mais rápida.
Assim, ao surgirem os sintomas de alteração visual, recomenda-se buscar a avaliação de um médico oftalmologista.
Para mais informações acompanhe nossa página no Facebook
Confira outras informações em nosso site na aba Tratamentos