A Hipermetropia é uma doença que se caracteriza por um erro refrativo causador da baixa de visão, principalmente para ver as coisas de perto para o paciente, porém se ocorre também um leve desfoque da imagem das coisas para quem enxerga de longe.
O olho de um hipermetrope faz com que a imagem focalize após a retina, seja por um olho pequeno, córnea plana ou cristalino com baixo poder refrativo.
Caracteristicamente a maioria das crianças nasce hipermetrope, devido ao olho pequeno e esse grau vai diminuindo com o passar da idade destas crianças.
Qual o tratamento para hipermetropia?
O tratamento da hipermetropia deve ocorrer através de lentes corretivas convergentes, tanto com óculos como com lentes de contato, fazendo assim com que a imagem seja focada em cima da retina. Já o tratamento definitivo para o hipermetrope pode ser realizado por Cirurgia Refrativa a Laser (Lasik ou PRK).
A Cirurgia Refrativa é um procedimento que utiliza um laser de alta tecnologia para modificar a curvatura corneana e apresenta um pós operatório leve, com rápida recuperação visual para o paciente, em alguns dias a visão já esta restabelecida.