Anel Intraestromal para Ceratocone
O ceratocone é uma doença ocular que acomete a córnea e faz com que a curvatura da mesma seja alterada, levando ao aparecimento de astigmatismo elevado, irregular e de difícil correção. Sua progressão resulta na diminuição acentuada da visão, e as formas de tratamento são definidas pela severidade e a baixa visual pela patologia.
Também conhecido como Anel de Ferrara ou Anel Corneano, o Anel Intraestromal é uma técnica de cirurgia para a correção do ceratocone, onde um material rígido de forma semicircular (PMMA) é implantado na camada estroma da córnea. E, realizado em centro cirúrgico e com anestesia local ou sedação leve, o procedimento é indicado para casos avançados, onde a correção com óculos ou lentes de contato especiais não é mais possível.
O objetivo do implante, comumente de polímero acrílico (inerte), é fazer com que a superfície anterior da córnea se torne mais plana, aproximando-se ao máximo de sua curvatura normal. Deste modo, há a correção da irregularidade corneana, diminuindo o astigmatismo e melhorando de forma mais eficiente a acuidade visual. Por fim, uma vez que se trata de um procedimento menos invasivo, o anel intracorneano apresenta um menor índice de complicações. Em caso de dúvidas, agende sua consulta com um oftalmologista!