Cirurgia de Catarata com implante de lente intraocular

O que é a Facectomia ou Cirurgia de Catarata?

A catarata, consiste na patologia em que o cristalino (lente natural do olho) encontra-se opacificado, o que prejudica muito a visão do paciente.

A Facectomia é um procedimento cirúrgico, que consiste em promover a retirada do cristalino opacificado, e o implante de uma lente intraocular, visando a cura definitiva da Catarata.

Existem vários tipos de lentes intraoculares e, se faz necessário, que o paciente decida, junto com seu médico, o tipo de lente intraocular mais adequado para o seu caso específico.

As Lentes Intraoculares podem ser dividas em:

Lentes Intraoculares Rígidas

Pelo fato das lentes não serem dobráveis, exigem uma incisão um pouco maior para o implante, com a necessidade de uma ou mais suturas para manter a vedação. O resultado final do implante de lentes intraoculares rígidas é altamente satisfatório.

Lentes Intraoculares Flexíveis (dobráveis)

Fabricadas em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, as Lentes Intraoculares Flexíveis (dobráveis) podem ser inseridas com um pequeno instrumento parecido com uma caneta que insere a lente através da borda da córnea (2mm) não sendo necessária uma ampliação da incisão.

Outra vantagem das lentes flexíveis, é possibilidade de corrigir ao mesmo tempo problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Dentre as lentes flexíveis, ainda existem diversos modelos, como por exemplo as lentes esféricas, asféricas, tóricas e multifocais. Somente o médico oftalmologista poderá avaliar qual a melhor indicação de lente para cada paciente.