DOENÇAS:
CONFIRA NOSSA LISTA DE DOENÇAS E VEJA SE VOCÊ POSSUI ALGUMA DELAS
- Toxoplasmose ocular é uma das causas mais comuns de infecção ocular em nosso país, apresentando em nossa região caráter endêmico.
- Acomete, principalmente, pacientes entre 25-45 anos de idade e é caracterizada por recorrências que podem ocasionar redução visual severa e permanente.
- Os principais sintomas de uma reativação de toxoplasmose ocular são redução da acuidade visual súbita, hiperemia ocular e dor ocular.
- A infecção pode ser congênita ou adquirida. A maioria dos pacientes não apresenta lesão de retina mas estas podem aparecer até anos depois de contrair a doença.
- A toxoplasmose ocular geralmente manifesta-se com uma inflamação retiniana (fundo do olho) e redução intensa da acuidade visual que deve ser tratada rapidamente com os medicamentos corretos para evitar maiores sequelas.
- Toda ativação da toxoplasmose retiniana causa sequela devido a cicatriz da lesão e por este motivo o tratamento deve ocorrer rapidamente para evitar que a cicatriz lesione as principais áreas de visão na retina, como a mácula e o nervo óptico.